EQUALIZADOR DE VOZ



Melhores configurações de equalização para vocais: Uma linha de base

São aquelas que são personalizadas com base nas necessidades do seu projeto. Embora não exista uma definição mágica que possa ser utilizada em todas as faixas de áudio, é possível compreender onde determinados tipos de som residem tipicamente num analisador espetral. Esses pontos-chave são:

Excesso de graves - 20 Hz a 80 Hz


Frequências vocais principais - 80 Hz a 300 Hz


Lodo - 250 Hz a 500 Hz


Nasal médio - 800 Hz a 1,5 kHz


Presença / Sibilância - 4,5 kHz a 9 kHz


Ar - 10 kHz a 15 kHz

Se conseguir lembrar-se onde reside cada tipo de som, poderá adaptar a sua estratégia de equalização vocal a cada sessão individual, conforme necessário. Em caso de dúvida, confie nos seus ouvidos. Não deixe que ninguém o engane, pensando que qualquer "regra" de equalização é melhor do que a que faz mais sentido para o ouvinte.

A maioria dos engenheiros de mistura tem alguns objectivos gerais em mente quando aborda um equalizador vocal, que podem incluir:

  1. Reduzir o ruído desnecessário de baixa frequência
  2. Eliminar a turvação sempre que possível
  3. Realçar o tom vocal desejado
  4. Reduzir a sibilância
  5. Acrescentar brilho sem acrescentar demasiado ar
Pode utilizar estes objectivos básicos de equalização como directrizes gerais, mas saiba que cada música é diferente e requer a sua própria abordagem personalizada.




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