COMPRESSOR
O compressor é bastante utilizado quando queremos buscar novas relações entre as variações de dinâmica que compõe uma banda sonora. Com ele podemos, por exemplo, aumentar as partes de menor pressão sonora, sem que as partes mais altas subam de volume proporcionalmente.
Hoje, o compressor além de ser encontrado em periféricos físicos, pode ser também adquirido em forma de plugin.
Threshold: É o nível do sinal de entrada, normalmente expresso em dB, a partir do qual um determinado sinal começa a ser atenuado pelo compressor. Em outra palavras, imagine o threshold como uma linha e o sinal de áudio como uma variante que às vezes fica abaixo dessa linha e em outros momentos a ultrapassa (esse fato está diretamente ligado à dinâmica)
Quando um determinado sinal de áudio ultrapassar essa linha, o compressor atuará. Isso quer dizer que quanto mais perto essa linha imaginária estiver dos transientes, mais sinais serão comprimidos.
Knee: Nesse parâmetro escolhemos se queremos uma compressão suave ou forte.
Ratio: Determina a intensidade ou proporção de atenuação imposta pelo compressor às amplitudes que excedem o nível do threshold. Essa proporção é expressa em números, sendo o primeiro valor o sinal de entrada em dB acima do nível de threshold e o segundo o sinal de saída.
Exemplo: a proporção 3:1 diz que para 3 dB que ultrapassem a linha do threshold o sinal de saída será de apenas 1dB. Quanto maior for a proporção, maior será a atenuação.
Attack: Tempo que o compressor leva para funcionar desde o instante que um determinado sinal alcançou o nível de threshold. Números menores sugerem uma atuação mais rápida do compressor.
Release: É o tempo que o compressor leva para parar de funcionar desde o instante que o nível de entrada caiu abaixo do threshold estabelecido.
Makeup: É a compensação do sinal de saída. Geralmente ao comprimir algum som, é normal perder pressão sonora (volume), com esse parâmetro é possível buscar novas relações de dinâmica
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